Conheça as fonte de renda mais rentáveis para você explorar na chácara. O seu espaço rural pode gerar renda e se tornar um negócio lucrativo por meio de planejamento e conhecimento. Por isso, criamos um guia completo com diversas ideias lucrativas para você transformar sua chácara, sítio ou fazenda em uma verdadeira fonte de oportunidades!
As melhores fonte de renda para explorar na chácara são atividades agrupadas em cultivo de plantas (agricultura), criação de animais (pecuária), agroindústria e lazer rural.
Em seguida, trazemos uma breve descrição de cada atividade de cada grupo com exemplos práticos que acreditamos ser uma alternativa lucrativa para exploração na chácara como fonte de renda.
Transforme sua pequena propriedade em um grande negócio!
Aprenda estratégias práticas e inovadoras para maximizar a produtividade, aumentar a rentabilidade e otimizar a gestão da sua propriedade rural.

1. Cultivo de plantas (agricultura) como fonte de renda para chácara
O grupo cultivo de plantas como fonte de renda para chácara inclui as atividades cultivo de cereais e plantas de grãos, cultivo de frutas ou frutíferas, cultivo de hortaliças ou olerícolas, cultivo de plantas ornamentais, cultivo de mudas, especiarias, cultivo de árvores e cultivo de árvores nativas.
1.1. Cultivo de Cereais e Plantas de Grãos

Os cereais e plantas de grãos são espécies de plantas que ao serem cultivadas produzem grãos utilizados como alimentos.
Muitas dessas espécies são commodities, sendo cultivados de grandes áreas com alto grau de mecanização e tecnologia, o que torna relativamente baixo a lucratividade por área (R$/ha). Sendo muitas vezes inviável para pequenas áreas.
Por isso, o segredo da exploração dessa atividade como fonte de renda é justamente uma adaptação para buscar um nicho específico e lucrativo, conforme os exemplos de fonte de renda a seguir:
- Cultivo de Milho Verde: Plantio do milho com foco na venda de espigas para agroindústria, supermercados e sacolões.
- Cultivo de Feijões Especiais Seco ou Verde: Plantio de feijões raros como as variedades rosinha, rajado, azuki, criolo, guandu, feijoa, catador, caupi, manteiga, coração de boi, salada, para venda para restaurantes ou como sementes para outros produtores localmente ou via marketplace (Mercado Livre).
- Cultivo de Amendoim: Plantio de amendoim para venda em feiras ou diretamente para o consumidor em pacotes pequenos na forma natural ou torrado.
1.2. Cultivo de Frutas ou Frutíferas – Fruticultura

As frutas ou frutíferas são espécies de plantas que ao serem cultivadas produzem frutos utilizados como alimentos. A fruticultura pode ser uma atividade fonte de renda altamente rentável.
Frutas tropicais, cítricas, e nativas possuem grande aceitação no mercado. A diversificação de espécies garante colheitas ao longo do ano, maximizando os ganhos financeiros.
O principal segredo da fruticultura é a produção na entressafra por meio da adoção de técnicas de manejo, como indução de floração e/ou cultivo em ambiente protegido, para gerar uma colheita abundante em uma época de baixa oferta.
Na agricultura, normalmente baixa oferta gera altos preços, aumentando assim a lucratividade, conforme os seguintes exemplos de fonte de renda:
- Cultivo de Maracujá: Plantio em campo ou ambiente protegido para comercialização em supermercados e sacolões.
- Cultivo de Tangerina Ponkan: Plantio objetivando indução de floração para antecipar a colheita em relação aos demais produtores para em venda em supermercados e sacolões.
- Cultivo de Açaí: Plantio em consórcio com árvores ou em sistemas Agroflorestais pode viabilizar esse cultura em várias regiões pertencentes ao Bioma Mata Atlantica, com venda garantida para agroindústrias.
- Cultivo de Abacate: Plantio em consórcio ou não para venda em supermercados e sacolões, industrias de cosméticos.
- Cultivo de Coco: Plantio para venda em supermercados e sacolões, ambulantes, barraquinhas, feiras, agroindústrias.
- Cultivo de Figo: Plantio para venda em supermercados e sacolões, ambulantes, barraquinhas, feiras, agroindústrias.
- Cultivo de Café: Plantio para produção de café de qualidade para venda em supermercados de alto padrão.
1.3. Cultivo de Hortaliças ou Olerícolas – Horticultura

As hortaliças ou olerícolas são espécies de plantas que ao serem cultivadas produzem folhas, frutos ou tubérculos (raízes) utilizadas como alimentos.
A horticultura é uma atividade fonte de renda, sendo uma excelente opção rentável para pequenas chácaras devido ao ciclo curto de produção e alta rentabilidade.
Nesta atividade há muitas culturas a serem exploradas. Sendo diferencial, o manejo técnico focado na produção na entressafra. Segue alguns exemplos de hortaliças como fonte de renda para chácaras:
- Cultivo de Quiabo: Plantio de cultivares diferentes para produção o ano inteiro para venda em supermercados de médio a alto padrão com tipo embalagem atraente e diferenciada.
- Cultivo de Mandioca de Mesa: Plantio todo mês para colheitas o ano inteiro para fidelização de clientes compradores como supermercados e sacolões, bares e restaurantes.
- Cultivo de Melancia e Melão: Plantio de cultivares de frutos pequenos e saborosos para venda em supermercados de médio a alto padrão.
- Cultivo de Abobrinhas Verde: Plantio de verão de cultivares resistentes ou em ambiente protegido para comercialização em supermercados e sacolões e restaurantes.
- Cultivo de Tomate de Mesa: Plantio para aproveitar a entressafra para comercialização em supermercados e sacolões e restaurantes.
1.4. Cultivo de Mudas de Plantas – Viveiro

As mudas de plantas são plântulas jovens desenvolvidas a partir de sementes, estacas, enxertos ou outros métodos de propagação, preparadas em ambientes controlados para o plantio em campo. Essa atividade fonte de renda é conhecida também como viveiro de mudas.
A produção de mudas pode ser um negócio altamente lucrativo, especialmente para atender às demandas do reflorestamento e, principalmente, da agricultura, dependendo das necessidades da região.
Para garantir mudas de alta qualidade, é essencial investir em infraestrutura adequada, como estufas e ambientes protegidos, permitindo um controle eficiente das condições climáticas e sanitárias. Pois as mudas são bem sensíveis e exige o uso de técnica.
Atualmente, o uso de mudas enxertadas é amplamente adotado devido aos benefícios agronômicos proporcionados pelo porta-enxerto (cavalo), como maior resistência a pragas, doenças e estresses ambientais, conforme os seguintes exemplos de fonte de renda para chácaras:
- Florestal: Plantio de mudas de eucalipto, seringueira, nativas para venda a produtores ou empresas de reflorestamento.
- Frutíferas: Abacate, manga, citros, maracujá, coco, figo, goiaba, banana, café, mamão, figo entre outros para venda a produtores.
- Hortaliças: Tomate, pimentão, pimenta, melão, melancia, berinjela, entre outros para venda a produtores.
1.5. Cultivo de Plantas Ornamentais

As plantas ornamentais são espécies de plantas cultivadas principalmente por sua beleza estética, sendo utilizadas na decoração de ambientes internos e externos, jardins, cerva viva, praças e calçadas de chácaras ou áreas urbanas.
O cultivo de plantas ornamentais têm a possibilidade de maior rentabilidade por área dentre as atividades fonte de renda de agricultura.
Por outro lado, a produção de plantas ornamentais requer um alto investimento para conseguir as melhores variedades de cada espécie, e muitas vezes requer o pagamento de royalty aos detentores. Além disso, bastante conhecimento para aprender os processos de produção.
O ideal é começar com espécies de cultivo mais simples e ir evoluindo. Segue alguns exemplos de fonte de renda para chácaras:
- Cultivo de Plantas para cerva viva: Plantio de hibisco, murta, tumbérgia, cedrinho, limãozinho bravo, pingo de ouro, entre outras
- Cultivo de Palmeiras: Plantio de palmeira azul, açaí, juçara, palmeira-real, palmeira-imperial, areca-bambu, washingtonia, fênix, llicuala, ráfis, latania, entre outras.
- Cultivo de Flores: Plantio de azaleia, beijinho, ixoria, camarãozinho, perpétua, sálvia, azulzinha, helicônia, begônias, lisimaquia, lantana, erica, onze horas, crista de galo, torenia, entre outras.
- Cultivo de Folhosas: Plantio de lambari zebrina, singonio, tapoeraba roxa, costela de adão, espada de são jorge, entre outras.
- Cultivo de Suculentas: Plantio de rosa-de-pedra, Rabo-de-burro, Zebra, Árvore-da-felicidade, Planta fantasma, Orelha-de-gato, entre outras.
- Cultivo de Orquídeas: Plantio de Cattleya, Cymbidium, Dendrobium, Phalaenopsis, Oncidium, Vanda, Paphiopedilum, Miltonia, Ludisia, Dracula, entre outras.
1.6. Cultivo de Especiarias
A especiarias são espécies de plantas aromáticas utilizadas para dar sabor, aroma e cor aos alimentos, sendo obtidas a partir de sementes, cascas, raízes, flores ou frutos.
O cultivo de especiarias é uma atividade fonte de renda que pode ser altamente rentável devido à grande demanda tanto no mercado interno quanto para exportação.
A comercialização pode ocorrer de forma direta, em feiras e mercados, ou por meio de parcerias com indústrias alimentícias.
Especiarias desidratadas e processadas têm ainda maior valor agregado. Outra possibilidade é atender o mercado de temperos artesanais e fitoterápicos. Segue alguns exemplos de especiarias como fonte de renda para chácaras:
- Pimenta-do-reino, canela, cravo-da-índia, noz-moscada, gengibre, cúrcuma, cardamomo, anis-estrelado, açafrão, cominho, coentro, mostarda, feno-grego, páprica, pimenta-caiena, pimenta-sichuan, baunilha, erva-doce, zimbro, alcaravia, macis, cúrcuma, tamarindo, galanga, assafétida, entre outros
1.7. Cultivo de Plantas Medicinais
As plantas medicinais são espécies de plantas que possuem compostos ativos com propriedades terapêuticas, sendo utilizadas na prevenção e tratamento de diversas doenças.
O mercado de plantas medicinais cresce constantemente devido à demanda por produtos naturais. Além disso, muitas dessas plantas são procuradas para a fabricação de chás e cosméticos.
A venda pode ser feita diretamente ao consumidor final, para farmácias naturais ou indústrias de cosméticos. Parcerias com laboratórios e produtores de suplementos são oportunidades promissoras.
Além disso, o mercado internacional tem grande interesse em plantas medicinais brasileiras. Segue alguns exemplos de plantas medicinais como uma excelente atividade fonte de renda para chácaras:
- Camomila, hortelã, gengibre, babosa, erva-doce, alecrim, boldo, cúrcuma, capim-limão, eucalipto, erva-cidreira, manjericão, sálvia, tomilho, lavanda, guaco, dente-de-leão, urtiga, alfavaca, anis-estrelado, calêndula, maracujá, espinheira-santa, arnica, carqueja, entre outros.
1.8. Cultivo de Árvores – Silvicultura

As árvores são espécies de plantas perenes de baixo, médio e grande porte para produção de madeira, látex, folhas, flores ou sementes.
O cultivo de árvores é denominado de silvicultura, sendo uma alternativa lucrativa para quem deseja investir a longo prazo devido ao crescimento lento dessas árvores.
O segredo dessa atividade fonte de renda é fugir do mercado de carvão e atender mercados mais lucrativos, conforme os exemplos a seguir de fonte de renda para chácaras:
- Móveis de Luxo: Plantio de árvores de alto valor comercial, como jacarandá, angico, mogno africano, pau-brasil, ipê, cedro, peroba-rosa, imbuia, nogueira, teca, jequitibá, cerejeira, entre outras espécies, utilizadas na fabricação de móveis de luxo pela qualidade e durabilidade de sua madeira.
- Mourões: Plantio de espécies com alta resistência e durabilidade para aplicações em cercas, telhados, colunas e outras construções, como aroeira, angico, jatobá, cumaru, freijó, entre outras.
- Látex: Plantio de seringueiras para a produção de borracha natural, utilizada em diversos setores industriais.
- Carbono: Plantio de árvores para sequestro de carbono da atmosfera para venda para instituições emissoras de gás carbono. Segundo estudo da EMBRAPA, o preço estimado das emissões de carbono do Brasil é de US$ 11,54 por 1 tonelada de CO2e (Dióxido de carbono equivalente).
- Turismo: Plantio de árvores para atrair animais silvestres e criar ambientes naturais que favoreçam a biodiversidade, além de proporcionar áreas para lazer e recreação ao ar livre, contribuindo para o ecoturismo, oferecendo espaços para caminhadas, observação da fauna e flora, e atividades educativas, promovendo a conservação ambiental e o bem-estar dos visitantes.
1.9. Hidroponia e Aquaponia

A Hidroponia é um método de cultivo de plantas sem solo, utilizando soluções nutritivas na água para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento das plantas. É eficiente e pode ser aplicado em espaços limitados ou com solo inadequado.
A Hidroponia é um método bem intensivo e ideal para áreas pequenas e próximas a cidades. O produto colhido tem alta qualidade, o que garante preços maiores e, consequentemente, maior lucratividade.
E a Aquaponia o um sistema integrado de cultivo de peixes e plantas, onde os resíduos dos peixes fornecem nutrientes para as plantas, e estas purificam a água para os peixes.
A Aquaponia é um sistema mais caseiro e um pouco menos intensivo, pois a água possui baixa concentração de nutrientes, o que torna mais lento o crescimento das plantas.
Em ambos os sistemas é possível produção de hortaliças folhosas como alface, cebolinha, cheiro verde, coentro, tomate, entre outros, sendo uma atividade fonte de renda para chácaras.
1.10. Cultivo de Fungos e Cogumelos
Os cogumelos são organismos pertencentes ao reino Fungi, cultivados para consumo alimentar, medicinal e industrial.
Com alto valor nutricional e mercado crescente, o cultivo de cogumelos é uma alternativa lucrativa para pequenas propriedades.
A produção de cogumelos, conhecida como fungicultura, é uma atividade fonte de renda para chácaras que exige controle de temperatura, umidade e substrato adequado, tornando-se uma excelente opção de renda em áreas reduzidas e com retorno rápido.
Os principais mercados para o cultivo de cogumelos incluem:
- Gastronomia Gourmet: Produção de cogumelos de alta qualidade, como shiitake, shimeji, cogumelo Paris e porcini, amplamente utilizados em restaurantes e mercados especializados.
- Suplementação e Saúde: Cultivo de cogumelos medicinais como reishi, cordyceps e maitake, valorizados por suas propriedades imunomoduladoras e antioxidantes, utilizados na fitoterapia e indústria de suplementos.
- Produção de Substratos: Comercialização de blocos de cultivo prontos, com micélio inoculado, para pequenos produtores e entusiastas que desejam cultivar cogumelos em casa.
- Turismo e Experiências Rurais: Oferta de visitas guiadas, oficinas e vivências sobre cultivo de cogumelos, atraindo turistas interessados em alimentação saudável e produção sustentável.
- Biorremediação e Sustentabilidade: Uso de cogumelos na decomposição de resíduos agrícolas e industriais, transformando materiais orgânicos em substratos férteis e reduzindo impactos ambientais.
2. Criação de Animais como fonte de renda para chácara
O grupo criação de animais como fonte de renda para chácara inclui as atividades criação de peixes, criação de abelhas, criação de aves, criação de bovinos, criação de suínos, criação de equinos e criação de outros animais.
2.1. Criação de Peixes – Piscicultura
A piscicultura é uma excelente alternativa de renda para chácaras e sítios desde que haja adequada disponibilidade de água, sendo uma boa atividade fonte de renda para chácaras.
O objetivo da piscicultura pode ser produção de alevinos para outros produtores ou engorda de alevinos para venda diretamente ao consumidor, mercados, restaurantes, peixarias e agroindústrias.
Para isso, investimentos em tanques, aeradores, ração e demais estruturas são necessárias.
A piscicultura também pode ser combinada com a Aquaponia, integrando a produção de peixes e vegetais. Segue algumas espécies de peixes que são procurados no mercado:
- Tilápia, tambaqui, pacu, pirarucu e pintado
2.2. Criação de Abelhas – Apicultura

A criação de abelhas, também conhecida como apicultura, é a prática de cuidar e gerenciar colônias de abelhas com o objetivo de produzir produtos como mel, cera, própolis, geleia real e polinizar plantas.
A criação de abelhas é uma atividade de baixo custo e alto retorno financeiro. A produção de mel, própolis, cera e pólen atende nichos de mercado em expansão, o que torna essa atividade uma boa fonte de renda para chácaras.
Além disso, a apicultura contribui para a polinização de culturas agrícolas, beneficiando outras atividades. Sendo utilizado o modelo de arrendamento.
Para exploração dessa atividade, a chácara deve ter bom dispobilidade de flores para fornecer polem (alimento) e distância longa de áreas povoadas ou com criação de animais para evitar ataques.
As abelhas utilizadas podem ser nativas sem ferrão ou abelha africanizada. Sendo essa última mais produtiva, porém exige equipamentos específicos.
A comercialização pode ocorrer de forma direta, em feiras ou lojas especializadas. O mercado de mel e derivados orgânicos tem grande demanda, proporcionando bons lucros.
Outra possibilidade é a parceria com indústrias de cosméticos e farmacêuticas que utilizam própolis e cera.
2.3. Criação de Aves – Avicultura
A criação de aves ou avicultura é a atividade fonte de renda para chácaras que se refere a criação de aves domésticas para produção comercial de carne, ovos e pintinhos ou matrizes.
Dentre as atividades, a produção de ovos de galinha caipira pode ser a mais rentável devido à grande e constante demanda o ano todo, possibilitando montar um negócio de porte pequeno a grande.
Quer aprender a produzir ovos caipiras de forma lucrativa? Então clique no botão abaixo e acesse o melhor curso online do Brasil!

Outro nicho rentável é a criação de aves raras ou galinhas ornamentais, como a raça Índio Gigante, onde é possível comercializar ovos, pintinhos e matrizes para outros produtores a preços elevados.
2.4. Criação de Bovinos – Bovinocultura

A criação de bovinos, também conhecida como bovinocultura, é uma atividade pecuária que envolve a criação de bois e vacas com objetivo de produção de animais para o abate para produção de carne, produção de leite ou para formar matrizes.
A criação de bovinos com a finalidade tradicional, ou seja, produção de leite e carne pode não ser tão rentável. A não ser que, a aptidão da chácara seja mais ideal para bovinocultura de que outras atividades.
Dessa forma, para tornar a bovinocultura mais rentável é importante associar com outras atividades fonte de renda para chácaras dos grupos Agroindústrias e Lazer e Turismo, como por exemplo:
- Agroindústrias: Produção de derivados do leite ou de carne.
- Lazer: Criação de bovinos para produção de cursos, aulas ou workshops.
2.5. Criação de Suínos

A criação de suínos, também conhecida como suinocultura, é uma atividade pecuária que envolve a criação de porcos para produção de animais para abate ou matrizes.
A criação de suínos com a finalidade de produção de animais para frigorífico para carne pode não ser tão rentável.
O segredo é a criação de raças raras, como criação de suínos, que possuem alto teor de gordura para atender mercados, restaurantes e consumidores.
Dessa forma, para tornar a criação de mais rentável é importante associar com outras atividade fonte de renda para chácaras dos grupos Agroindústrias e Lazer e Turismo, como por exemplo:
- Agroindústrias: Produção de derivados de carne.
- Lazer: Criação de suínos para produção de cursos, aulas ou workshops.
- Lazer: Construção de um restaurante para oferecer pratos elaborados com carne suína.
2.6. Criação de Equinos

A criação de equinos, também conhecida como equinocultura, é a atividade fonte de renda para chácaras de criação de cavalos, burros, mulas e outros animais da família Equidae.
O segredo da equinocultura é a criação de animais de alto potencial genético para atender mercados mais exigentes, conforme os seguntes exemplos:
- Serviço: Criação de animais para trabalho como mulas e burros, que é o cruzamente entre jumentos com éguas.
- Corrida: Criação de animais de raças com aptidão para execução de provas em campeonatos como corrida, argolinha, tambor, entre outros.
- Marchador: Criação de animais de raças com aptidão para marchar, como mangalarga e campolino.
- Matrizeiros: Criação de animais para venda para outros criadores para formação de matrizes.
2.7. Criação de Outros Animais
Há diversas outras espécies de animais adequadas para criação em chácaras, como carneiros (ovinos), bodes (caprinos), javalis, búfalos, entre outros como atividade fonte de renda para chácaras.
A escolha deve considerar a aptidão da propriedade e a demanda do mercado, exigindo pesquisa e aquisição de conhecimentos específicos sobre a criação e manejo dessas espécies.
3. Agroindústrias como fonte de renda para chácara
O grupo Agroindústrias como fonte de renda para chácara inclui as atividades Derivados de Leite, Derivados de Carne, Bebidas Destiladas, Bebidas Fermentadas, Derivados de Frutas, Doces e Geleias, Fabricação de Cosméticos.
3.1. Derivados de Leite

A Agroindústria de derivados do leite é a atividade fonte de renda para chácaras que transformam o leite de bovinos, búfalos ou caprinos em produtos.
Essa atividade agroindustrial é muito rentável quando associada a criação de desses animais que produzem leite, o que maximiza a produtividade.
Os principais linhas de produtos derivado de leite são:
- Fabricação de Queijos: Mussarela, Parmesão, Cheddar, Gouda, Brie, Gorgonzola, Roquefort, Provolone, Ricota, Cottage
- Fabricação de Iogurtes e Bebidas Lácteas 🥤Iogurte natural, Iogurte grego, Kefir, Coalhada, Leite fermentado
- Fabricação de Manteigas e Cremes: Manteiga, Manteiga clarificada (ghee), Creme de leite, Chantilly, Requeijão
- Fabricação de Doces e Sobremesas Lácteas: Leite condensado, Doce de leite, Leite em pó, Creme de confeiteiro, Pudim de leite
- Fabricação de Outros Derivados: Soro de leite, Leitelho (buttermilk), Caseína, Whey protein, Leite evaporado
3.2. Derivados de Carne

A Agroindústria de derivados de carne é a atividade fonte de renda para chácaras que transforma carnes de bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos e outras espécies em produtos processados e de maior valor agregado.
Essa atividade agroindustrial é altamente rentável, especialmente quando associada à criação desses animais, otimizando a produção e reduzindo desperdícios.
As principais linhas de produtos derivados da carne são:
- Fabricação de Embutidos e Defumados: Linguiça, Salame, Mortadela, Presunto, Peito de peru, Paio, Chouriço.
- Fabricação de Carnes Curadas e Enlatadas: Carne seca (charque), Carne de sol, Carne enlatada, Bacon, Copa lombo.
- Fabricação de Processados e Prontos para Consumo: Hambúrguer, Almôndegas, Nuggets, Kibe, Salsicha.
- Fabricação de Derivados de Miúdos e Subprodutos: Torresmo, Patê de fígado, Gelatina (colágeno), Banha de porco, Mocotó.
- Fabricação de Caldos, Extratos e Outros Produtos: Caldo de carne, Extrato de carne, Farinha de carne e osso, Toucinho, Carne moída embalada.
3.3. Bebidas Destiladas

A Agroindústria de Bebidas Destiladas é a atividade fonte de renda para chácaras que transforma matérias-primas agrícolas, como cereais, cana-de-açúcar, frutas e vegetais, em bebidas alcoólicas por meio do processo de fermentação seguido da destilação.
Essa atividade é altamente rentável, especialmente quando associada ao cultivo das matérias-primas, garantindo qualidade e redução de custos.
As principais categorias de bebidas destiladas são:
- Fabricação de Cachaças e Runs: Cachaça, Rum branco, Rum dourado, Rum envelhecido.
- Fabricação de Uísques: Uísque escocês, Uísque bourbon, Uísque irlandês, Uísque japonês.
- Fabricação de Vodkas: Vodka pura, Vodka aromatizada, Vodka premium.
- Fabricação de Gins: Gin seco (London Dry), Gin aromatizado, Gin envelhecido.
- Fabricação de Conhaques e Brandies: Conhaque francês (Cognac), Armagnac, Brandy espanhol, Brandy de frutas.
- Fabricação de Licores e Destilados Aromáticos: Licor de ervas, Licor de frutas, Absinto, Amaretto, Sambuca.
- Fabricação de Tequilas e Mezcais: Tequila prata, Tequila reposado, Tequila añejo, Mezcal artesanal.
3.4. Bebidas Fermentadas

A Agroindústria de Bebidas Fermentadas é uma atividade fonte de renda para chácaras que envolve a transformação de matérias-primas, como cereais, frutas e vegetais, por meio do processo de fermentação, que resulta em bebidas alcoólicas ou probióticas.
Essa atividade é rentável e está em crescente demanda, especialmente por consumidores que buscam produtos artesanais, naturais e saudáveis.
As principais categorias de bebidas fermentadas são:
- Fabricação de Cervejas: Cerveja lager, Cerveja ale, Cerveja stout, Cerveja IPA, Cerveja artesanal.
- Fabricação de Vinhos: Vinho tinto, Vinho branco, Vinho rosé, Vinho espumante, Vinho do Porto.
- Fabricação de Sidras e Peras Fermentadas: Sidra de maçã, Sidra de pera, Sidra artesanal.
- Fabricação de Kombucha e Outras Bebidas Probióticas: Kombucha, Kefir de água, Kefir de leite.
- Fabricação de Hidromel: Hidromel tradicional, Hidromel aromatizado, Hidromel espumante.
- Fabricação de Cidras de Frutas: Cidra de pêssego, Cidra de morango, Cidra de laranja.
Essas bebidas são populares tanto em mercados locais quanto internacionais e atraem consumidores interessados em alternativas mais naturais e com benefícios para a saúde.
3.5. Derivados de Frutas
A Agroindústria de Derivados de Frutas é uma atividade fonte de renda para chácaras que envolve a transformação de frutas frescas em produtos com maior valor agregado, aproveitando ao máximo a matéria-prima e aumentando sua vida útil.
Esse setor é altamente rentável, especialmente com a crescente demanda por alimentos saudáveis e convenientes.
As principais categorias de derivados de frutas são:
- Fabricação de Sucos e Néctares: Suco de laranja, Suco de maçã, Suco de uva, Suco de abacaxi, Néctar de pêssego.
- Fabricação de Geleias e Compotas: Geleia de morango, Geleia de goiaba, Geleia de damasco, Compota de pêssego, Compota de maçã.
- Fabricação de Frutas Desidratadas e Cristalizadas: Uva passa, Banana desidratada, Manga desidratada, Abacaxi cristalizado, Ameixa desidratada.
- Fabricação de Conservas e Conservas de Frutas: Pêssego em calda, Abacaxi em conserva, Tomate em conserva, Marmelada.
- Fabricação de Frutas em Pedaços e Processadas: Frutas congeladas, Polpa de fruta, Mix de frutas, Polpa de açaí, Polpa de cupuaçu.
- Fabricação de Doces de Frutas: Doce de leite com frutas, Doce de mamão, Doce de figo, Doce de abóbora com coco, Cocada de frutas.
- Fabricação de Produtos Fermentados de Frutas: Vinagre de maçã, Vinagre de frutas, Vinho de frutas (como vinho de maçã ou pêssego).
Esses produtos têm grande aceitação no mercado, especialmente para consumidores que buscam conveniência e praticidade, mantendo o sabor e os benefícios das frutas.
3.6. Fabricação de Cosméticos
A fabricação de cosméticos na chácara é uma atividade fonte de renda para chácaras que envolve a utilização de matérias-primas naturais cultivadas diretamente na propriedade, como ervas, flores e óleos essenciais, para produzir cosméticos e produtos de cuidado pessoal.
Essa atividade é rentável, especialmente quando focada em produtos artesanais, naturais e sustentáveis.
4. Lazer e Turismo como fonte de renda para chácara
O grupo Lazer e Turismo como fonte de renda para chácara inclui as atividades Aluguel de Chácara, Restaurante Rural, Camping, Pesque e Pague, Colhe e Pague, Turismo e Aulas e Workshops.
4.1. Aluguel de Chácara
O aluguel de chácara é uma atividade fonte de renda para chácaras que oferece a possibilidade de alugar o espaço para diferentes formas de lazer, como festas, churrascos, casamentos ou retiros.
É uma alternativa muito rentável para quem possui chácaras próximo a cidades e que tenham uma estrutura completa para oferecer conforme e divertimento para quem busca um ambiente tranquilo e rural para eventos especiais.
Com a locação de chácara, os visitantes podem desfrutar de um local reservado para descanso ou celebração, com infraestrutura básica para atender às necessidades de grupos grandes ou pequenos.
4.2. Restaurante Rural
O restaurante rural é uma atividade fonte de renda para chácaras que proporciona uma experiência gastronômica autêntica, com a possibilidade de complementação com outras atividades de cultivo de plantas e/ou criação de animais.
O restaurante rural possibilita fazer pratos típicos da região e usar ingredientes frescos cultivados localmente. É uma forma de conectar os visitantes ao sabor do campo.
Além de servir refeições, o restaurante rural pode ser um ponto de encontro para os visitantes apreciarem a outros produtos caseiros, como agroindustriais, e desfrutarem de um ambiente tranquilo, com contato direto com a natureza.
4.3. Camping
O camping é uma atividade fonte de renda para chácaras que em chácara oferece aos visitantes a oportunidade de viver a experiência do campo, com a rusticidade e o contato direto com a natureza.
Para isso, a chácara deve possuir espaços visualmente bonitos com características naturas bem únicas para atrair pessoas, como rios, cachoeiras, grandes árvores.
Equipado com áreas para barracas e estrutura mínima de apoio, como banheiros e chuveiros, o camping permite a vivência de momentos de lazer ao ar livre, proporcionando relaxamento e diversão em meio à tranquilidade do campo.
4.4. Pesque e Pague
O pesque e pague é uma atividade fonte de renda para chácaras que promove lazer que permite aos visitantes pescar em lagos ou açudes da chácara e pagar pelo peixe capturado. É uma experiência divertida para todas as idades, com momentos de lazer e convivência familiar.
Além de ser uma atividade relaxante, o pesque e pague também oferece a oportunidade de vender os peixes frescos ou incentivar a soltura.
É recomendação a complementação com outras atividades como restaurante rural para aumentar o tempo de permanência do cliente e promover mais vendas, aumentando a lucratividade.
4.5. Colhe e Pague
O colhe e pague é uma atividade fonte de renda para chácaras que proporciona uma experiência interativa em que os visitantes podem colher frutas, hortaliças ou flores diretamente do campo. Isso proporciona uma sensação de conexão com a natureza e com a origem dos alimentos.
Essa atividade é excelente para famílias e grupos, permitindo uma vivência educativa e divertida, enquanto os participantes escolhem e pagam pelos produtos que colheram.
É recomendação a complementação com outras atividades como restaurante rural para aumentar o tempo de permanência do cliente e promover mais vendas, fonte de renda, aumentando a lucratividade.
4.6. Turismo Rural
O turismo rural é uma atividade fonte de renda para chácaras que oferece aos visitantes a chance de escapar da rotina da cidade e vivenciar a tranquilidade do campo. É uma excelente oportunidade para conhecer a cultura local, a natureza e as práticas agrícolas.
Com atividades como trilhas, observação da fauna e flora, e interação com a vida no campo, o turismo rural proporciona experiências enriquecedoras e momentos de descanso em meio à natureza.
Para isso, a chácara deve possuir espaços visualmente bonitos com características naturas bem únicas para atrair pessoas.
4.7. Aulas e Workshops
Aulas e workshops é uma é uma atividade fonte de renda para chácaras que oferece oportunidades para os visitantes aprenderem sobre práticas rurais, como jardinagem, culinária regional e técnicas de cultivo. Esses eventos agregam valor ao turismo rural, promovendo o aprendizado no campo.
Para isso, a chácara deve se tornar referencia no tema, possuindo um espaço rural modelo para proporcionar uma ótima experiência ao cliente e uma grande fonte de renda.
Com instrutores especializados, as aulas podem ser práticas e teóricas, abordando temas diversos que conectam os participantes à cultura rural e à vida no campo, proporcionando novas habilidades e experiências.